sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Biscoitos Perliquitetos

By The Way... Com estes dias de chuva e a temperatura a descer já sabe bem um chazinho com biscoitos secos made by me e com a ajuda da Bimby é claro.
Há sempre aquelas receitas que nos ficam na memória desde a nossa infância e esta é uma delas. Tantas vezes que fiz os Perliquitetos com a minha avó que todos os anos lá faço uma nova fornada.





Ingredientes:
(Nesta receita não utilizo balança, o essencial é que a chávena para medir seja sempre a mesma para as quantidades dos ingredientes baterem certo. Quanto maior for a chávena, mais biscoitos consegue fazer)

1 Chávena de Leite
1 Chávena de azeite
1 Chávena de Açúcar
Farinha suficiente para amassar
2 colher de chá de fermento
  

Modo de Preparação:

1- Adicione o leite, azeite e açúcar e misture 30 seg/ vel 4.
2- Com a velocidade 3 adicione o fermento e vá deitando a farinha pelo bocal do copo até o preparado aceitar a farinha e formar uma massa consistente. 
3- Programe 2 minutos, velocidade espiga.
4- Retire a massa do copo, caso a massa ainda esteja pegajosa tem de adicionar mais farinha e amasse.
5- Assim que a massa já não pegar, tanto nos dedos como na superfície é porque está pronta. Faça uma bola com a massa, tape com um pano e deixe a repousar durante 40 minutos para levedar.
6-Aqueça o forno a 180º e forre os tabuleiros com papel vegetal ou os tapetes de silicone. 
7- Use a sua imaginação para dar forma aos biscoitos, eu fiz "s" "e" e outras letras, espirais, entrançados, e leve ao forno. 
8- Tenha em atenção que os biscoitos ficam prontos rapidamente, dependendo do forno. No meu forno ficaram prontos em 10 minutos.
9-Depois de arrefecidos guarde numa caixa hermética para que não fiquem moles. 

Sem comentários:

Enviar um comentário