domingo, 3 de fevereiro de 2019

Doce de Chila / Gila - Bimby

By The Way... Cá por casa uma das receitas tradicionais de natal é o doce de Chila/Gila, utilizamos o doce para o recheio das azevias e em alguns bolos tradicionais algarvios. Nunca foi hábito da nossa família utilizar o doce de batata-doce ou de grão para rechear os doces. 
Uma das memórias mais marcantes da minha infância é sem dúvida de abrir o frigorífico da minha avó e estar sempre lá um recipiente com o doce de Chila/Gila e outro com fios de ovos e o pensamento que me vinha à cabeça era sempre, de como é que a minha avó faz estes fios? 
Este natal lá me aventurei no doce de Chila/Gila com ajuda da avózinha, pelo telefone porque estamos longe, mas sempre seguindo as indicações dela. 
Vou ser sincera mesmo com ajuda da Bimby é um doce trabalhoso, sorte que o natal é só uma vez por ano, ahahah. 





-Ana, não utilizes nada de metal que altera o sabor! 

-Ana, abre a abóbora atirando ao chão, não utilizes faca porque é de metal! (whattt?!!! a vizinha de baixo mata-me se mando uma abóbora de 3 kg ao chão, várias vezes até abrir!!!) Então lá tive uma ideia luminosa e enrolo muito bem a abóbora num pano e coloco-a num saco resistente, ato e lá vai a Ana pelas escadas abaixo e Zás-trás! Pumba-catrapumba! atiro a bendita "bola de basketball" na rua à porta do prédio, entretanto olho em volta e tenho uns quantos espectadores, vizinhos mais velhos a ver o espectáculo, coro que nem um pimentão e eles riem-se com aquele ar de saberem o que estou a fazer, só podiam saber!! Uma mulher a atirar uma "bola de basketball" dura várias vezes ao chão na época de natal o que mais podia ser!!! ahahah 

-Ana, tira todos os fios amarelos do meio da chila que isso deixa um sabor a peixe! 

-Quando tiveres a desfiar (separar os fios) faz com cuidado pois são delicados! 

Entretanto quando já estava prestes a desistir daquilo tudo; o tenho de fazer e consigo fazer foi mais forte e avancei. 
O meu mais que tudo só dizia: "que trabalheira! porque não compras já feito?" Ao qual respondo: "Não é a mesma coisa!!!! quero fazer o doce de raiz como a minha avó fazia!!!!" já com um ar meio lunático e bem visível, tanto que ele afastou-se um pouco da confusão da cozinha e remeteu-se ao silêncio desejando que não sobrasse para ele. hihihihi. 

P.S: Como a abóbora era enorme tive que fazer 2 vezes a receita.






Ingredientes:

1 Abóbora Chila
Açúcar branco e açúcar amarelo
2 paus de Canela
2c. sobremesa sal
1000g água (para a cozedora da chila)
250 g água (para a calda)
Casca de 1 limão

Preparação:

1. Coloque a chila dentro de um saco de plástico e atirar ao chão, com força, até se partir em pedaços.

2. Com as mãos, separar os pedaços, retirar as pevides e a "tripa" de cor amarelada.

3. Coloque a chila num alguidar  e lave muito bem, mudando diversas vezes de água, até que não saia espuma branca.

4.   Coloque a água e o sal e divida a chila pelo copo e varoma, caso necessário, e programe 45Min./varoma /Vel.1

5. Deixe arrefecer e raspe a chila com uma colher de plástico ou de pau para retirar toda a polpa e separe os fios delicadamente.

6. Coloque num recipiente e pese a chila e reserve.

7. Coloque o pau de canela, a casca de limão e metade do peso da Chila em açúcar branco e a outra metade em açúcar amarelo. ex: para 1kg de chila, coloquei 500g de açúcar amarelo e 500g de açúcar branco, e programe 45Min./120º/Vel.colher de pau/inversa , sem o copo medida.

8. Adicione a chila desfiada, envolver muito bem com a espátula e programar 30 min./120º/Vel.colher de pau/inversa e substituir o copo medida pelo cesto.

9. Retire o pau de canela e a casca de limão e verta ainda quente, para frascos esterilizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário