quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Sonhos - Bimby

By the Way... O que eu mais gosto do natal é sem dúvida a preparação, a refeição, bolos, entradas... e as pessoas que me são mais queridas em volta de uma mesa farta e também bem "regada", é claro!!
Desde que tenho memórias que o dia 23 e 24 de dezembro eram passados em volta dos tachos a preparar a consoada, e os doces que não podiam faltar na nossa mesa eram sem dúvida os sonhos, azevias e a Filhós do Nordeste Algarvio. No ano passado aventurei-me com os sonhos e este ano espero conseguir fazer as azevias. 
Como a minha avó já não tem paciência nem forças para estar tanto tempo na cozinha, o testemunho foi passado para mim, e com ele veio "O LIVRO", "A BIBLIA" das receitas da nossa família e aos pouco e poucos estou a fazer a conversão para receitas na Bimby. Este livro está nas mãos da minha família desde 1952.
Fica aqui a receita de sonhos que sempre fez parte da minha família:    










Ingredientes:

50 g de açucar
1 casca de limão
200 g farinha para bolos
50 g maisena
50 g manteiga
4 ovos
400 g água
sal q.b
Açucar para envolver q.b.
Canela para envolver q.b

Preparação:

1- Pese a farinha e reserve;

2- Coloque no copo a água, a manteiga, o sal, o açúcar, a casca de limão e programe 7 min/100ºC/vel.1;

3- Retire a casca de limão;

4- Adicione as farinhas e programe 15 seg/vel 4, tire o copo da base e deixe arrefecer +/- 15 min. 

5- Coloque novamente o copo na base e programe vel 4 e vá adicionando os ovos através do bocal da tampa um a um, até a massa estar bem ligada;

6- Em seguida, deita-se colheres pequenas de massa em óleo quente e abundante. Conforme os sonhos vão alourando e tufando, vão-se picando para não rebentarem.

7- Envolva-os ainda quentes em açúcar e canela a gosto.

P.S: como não gosto de canela apenas envolvi em açucar.





Sem comentários:

Enviar um comentário