terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Filhós do Nordeste Algarvio

By the Way... É tradição da minha família paterna, fazer filhoses no dia 24. Desde que me lembro, o dia 24 foi sempre passado a amassar, estender e cortar a massa para depois fritar de um modo especial que dá esta forma às filhoses, diferenciando-se das tradicionais filhoses. 
Depois de fritas passo por uma calda, que não vou dar a receita pois é de família, que as tornam gulosas e deliciosas.

Aprendi esta receita com a minha avó linda :)




Ingredientes para a massa:
4 ovos ;
farinha até os ovos aceitarem ;
azeite q.b. (eu utilizo uma caneca);
sumo de laranja q.b. (caneca igual à do azeite, com menos sumo do que azeite) ;

Preparação:
Partem-se os ovos numa tijela e deita-se farinha até os ovos aceitarem. Envolve-se tudo, formando uma bola.
Deita-se um pouco de azeite e amassa-se até este ser absorvido.
Junta-se um pouco de sumo de laranja, (menos quantidade que o azeite) e volta-se a amassar até desaparecer o sumo.
Continua-se amassando, alternando com azeite e sumo até a massa ficar tenra e convenientemente ligada para se poder estender bem fina sem partir. (NOTA: Começa-se a amassar com azeite e termina-se com azeite).
Leva-se o óleo ao lume e deixa-se aquecer bem.
Tiram-se pequenas bolas de massa e estendem-se muito finas com o rolo e a tábua ou pedra untada com azeite; esta operação deve fazer-se sempre que se estende massa.
Depois de estendida leva-se ao óleo bem quente e com a ajuda de uma colher de pau, utilizando o cabo, faz-se uma pequena pressão ao centro da massa para lhe dar forma de flor.

Calda: Existem muitas variantes para a calda e a minha é segredo de família :) 

Cestas

By The Way... neste natal a mesa esteve recheada de petiscos deliciosos. Esta receita foi criada pela minha companheira de petiscos  e como lá em casa adoramos, resolvemos fazê-la para a ceia. 
Fizemos pequenas alterações, mas a base é sempre a mesma. 

Ver Receita aqui!

Num dos cestinhos colocamos atum e cogumelos. 


sábado, 27 de dezembro de 2014

Novo Passatempo


By the Way...O prometido é devido  !!! Novo passatempo:)

Desta vez 1.000 likes é o objetivo

Para se habilitarem a um exemplar do livro Roubo: Uma História de Amor de Peter Carey, basta seguir as seguintes regras:

Regras:
- Fazer gosto na página By The Way ;
- Fazer gosto nesta publicação;
- Partilhar esta foto de forma pública (atenção aos perfis privados)
- Comentar este post com o nome de 3 amigos/as. ex: @ana ( quantas mais vezes comentares com 3 amigos DIFERENTES mais chances têm de ganhar)

Facultativo:
- seguidora do blog: http://sofiabytheway.blogspot.pt/
( direito a 1 entrada extra) comentar o nome de seguidor/a nesta publicação.

apenas para Portugal continental.

O Passatempo termina quando chegar ao 1.000 gostos.


Dom Quixote
ISBN: 9789722034241

[Sinopse: Uma poderosa e intensa análise sobre a natureza do amor - o desejo, a posse, a angústia.
«Não sei se a minha história tem dimensão suficiente para ser uma tragédia, embora tenha acontecido uma data de merdas. Não há dúvida de que é uma história de amor, mas isso só começou quando essas merdas já iam a meio, e aí já eu tinha ficado não só sem o meu filho de oito anos, como também sem a minha casa e o meu atelier em Sydney, onde noutros tempos tinha sido tão famoso quanto um pintor pode esperar ser na sua própria terra.»
Assim começa o novo romance de Peter Carey, uma obra de grande intensidade, impudicamente divertida.
Narrada pelas vozes gémeas do artista Butcher Jones e de Hugh, o seu «irmão perturbado de 100 quilos», conta as aventuras e infortúnios de ambos depois de a queda dos preços dos quadros de Butcher e de o seu problema crescente com o álcool os obrigarem a retirar-se para o Norte da Nova Gales do Sul. Aí, o artista outrora famoso vê-se reduzido a ser o caseiro do seu principal coleccionador e a tomar conta do seu irmão errático. Mas numa noite de tempestade surge a misteriosa Marlene, calçando um par de Manolo Blahniks.
Ao afirmar que o amigo e vizinho dos dois irmãos tem um Jacques Leibovitz autêntico, não tarda a desencadear uma série de acontecimentos que podem levá-los ao triunfo ou à ruína.]

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Rainha das Trevas

By The Way... Só de escrever sobre esta saga, fiquei com vontade de lê-la novamente, e por incrível que pareça já estou a acabar de ler o segundo livro, portanto deixo-vos aqui um "cheirinho" da trama do terceiro volume, Rainhas da Trevas, da Trilogia das Jóias Negras.


Coleção: BANG
Saga/Série: Trilogia das Jóias Negras  Nº: 3
Data 1ª Edição: 25/06/2007
ISBN: 9789896371722

[Sinopse: Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo perverso de diplomacia e mentira, procurando destruir aqueles que sempre deram tudo por ela. E revertem as culpas para o seu tutor, Saetan, que passa a ser visto como a maior das ameaças ao poder instituído.Com Jaenelle como Rainha, a chacina do povo e a profanação das terras irá terminar. Porém, onde se fechou uma porta poderá abrir-se uma janela... E mesmo que Jaenelle possa contar com os seus aliados, talvez não seja suficiente: só um terrível sacrifício poderá salvar o coração de Kaeleer...]

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Rissóis de Carne

By The Way... Eu faço os rissóis de carne com o mesmo recheio que os croquetes de carne  e, verdade seja dita ;) ficam muito saborosos.




Ingredientes: 
120 g cebola
200 g cenouras
150 g tomate
3 dentes de alho
50 g azeite
500 g carne de vaca, p/ estufar, cortada em cubos
500 g carne de porco, p/ estufar, cortada em cubos
100 g chouriço de carne
leite, q.b.
200 g farinha de trigo
50 g margarina
sal, q.b.
noz-moscada, q.b.
2 ovos, p/ panar 
pão ralado, p/ panar q.b.

Ingredientes Massa: (para esta quantidade de carne, duplico a receita da massa)
250 g farinha
250 g água
30 g manteiga
1 fio de azeite
1 pitada de sal

Preparação:
1. Coloque no copo a cebola, a cenoura, o tomate, o alho, o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1.

2.Adicione as carnes de vaca e porco e coza 15 min/100°C/vel 1. Mexa de vez em quando com a espátula para ir soltando a carne. Quando terminar, deixe arrefecer um pouco, retire e escorra o molho com a ajuda do cesto. Reserve.

3. Adicione o chouriço e triture 20 seg/vel 8. Retire e reserve.

4. Pese para o copo metade do molho reservado e adicione o leite até perfazer 600 g de líquido no copo.

5. Adicione a farinha, a margarina, o sal, a noz-moscada e programe 8 min/90°C/vel 4. Retire e adicione o molho béchamel à carne reservada e envolva tudo com a ajuda da espátula. Depois de arrefecer.

Preparação Massa:
1.Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a farinha e reserve.

2.Coloque no copo a água, a manteiga, o sal e aqueça 5 min/100°C/vel 1.

3.Adicione a farinha de uma só vez e misture 20 seg/vel 4. No final incorpore um fio de azeite através do bocal da tampa e bata uns segundos na vel 4. Retire a massa e deixe arrefecer.


Depois do recheio e da massa prontos, pode começar a moldar os rissóis. O moldes para rissóis ajudam imenso e poupam tempo. Depois de moldados, passe-os por ovo batido e a seguir no pão ralado. Pode fritar de seguida, mas o meu concelho é que congele e depois sim, frite-os.

Bom Apetite :)


P.S: a receita da massa também é uma receita do Livro Base - Bimby As Receitas Essenciais.

Croquetes de Carne

By The Way... Faço sempre os croquetes com esta receita e ficam divinais. Receita do Livro Base - Bimby As Receitas Essenciais.






Ingredientes: 
120 g cebola
200 g cenouras
150 g tomate
3 dentes de alho
50 g azeite
500 g carne de vaca, p/ estufar, cortada em cubos
500 g carne de porco, p/ estufar, cortada em cubos
100 g chouriço de carne
leite, q.b.
200 g farinha de trigo
50 g margarina
sal, q.b.
noz-moscada, q.b.
2 ovos, p/ panar 
pão ralado, p/ panar q.b.

Preparação:
1. Coloque no copo a cebola, a cenoura, o tomate, o alho, o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1.

2.Adicione as carnes de vaca e porco e coza 15 min/100°C/vel 1. Mexa de vez em quando com a espátula para ir soltando a carne. Quando terminar, deixe arrefecer um pouco, retire e escorra o molho com a ajuda do cesto. Reserve.

3. Adicione o chouriço e triture 20 seg/vel 8. Retire e reserve.

4. Pese para o copo metade do molho reservado e adicione o leite até perfazer 600 g de líquido no copo.

5. Adicione a farinha, a margarina, o sal, a noz-moscada e programe 8 min/90°C/vel 4. Retire e adicione o molho béchamel à carne reservada e envolva tudo com a ajuda da espátula.

6.Depois de arrefecer, deve guardar no frigorífico durante pelo menos um dia para que a massa fique consistente e seja fácil moldar os croquetes. Depois de enrolados, passe-os por ovo batido e a seguir no pão ralado. Congele os croquetes e frite-os congelados em óleo quente e abundante.







terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Herdeira das Sombras

By The Way.... Herdeira das Sombras é o segundo volume da saga Trilogia das Joías Negras de Anne Bishop. Aconselho vivamente a ler. Eu já o li, provavelmente 9 vezes e não me canso. Tenho a sensação de que, cada vez que leio o livro descubro novos pormenores que estavam escondidos ou que não me apercebi na leitura anterior. 

Ler os comentários gerais sobre a trilogia no post Filha do Sangue.


Coleção: BANG
Saga/Série: Trilogia das Jóias Negras  Nº: 2
Data 1ª Edição: 19/03/2007
ISBN: 9789728839895
Nº de Páginas: 432


[Sinopse: Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.Jaenelle chegou para ocupar o seu lugar, mas mesmo a protecção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos lhe provocassem um terrível mal. Agora é necessário protegê-la até às últimas consequências. Mas será que ainda é possível recuperar Jaenelle?Há, no Reino, três homens dispostos a dar a sua vida pela Rainha prometida. Mas as atrocidades cometidas mostram que há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir Jaenelle. Para todo o sempre.]

Macarronete no Forno

By The Way... Cá em casa adorámos esta receita do livro "Bimby a 100%".




Ingredientes: 
50g pão ralado, aromatizado
30g queijo Parmesão, em pedaços
100 g queijo Mozzarella
1500 g água
2 1/2 c chá de sal
500g massa, macarronete grande
10g salsa
1 dente de alho
30g azeite
150g bacon em cubos
200g espinafres
200g de natas
3 ovos
pimenta qb
300 g peito de frango, cozido e desfiado

Preparação:
1. Faça o pão ralado conforme receita do Livro Base.Reserve
2. Deite no copo o queijo parmesão e rale 6 seg/vel 9. Reserve.
3. Coloque no copo a Mozzarella e de  2-3 golpes de Turbo. Reserve.
4. Deite no copo a água, o sal, um fio de azeite e programe 10 Min/Varoma/ Vel 1.
5. Coloque a massa e programe o tempo indicado na embalagem/100º/Velocidade inversa/vel Colher de pau. Escorra e reserve.
6. Aqueça o forno a 200º.
7. No Copo limpo coloque a salsa e pique 3 seg/vel 7. Com a ajuda da espatula baixe o que ficou nas paredes do copo.
8. Junte o alho, o azeite e programe 3 seg/vel 5.
9. Adicione o bacon e programe 3 min/Varoma/ Vel 1.
10. Junte os espinafres, o frango e programe 5 min/100º/Velocidade inversa/vel 1.
Retire e envolva com a massa. Reserve.
11. No copo coloque as natas, os ovos, o sal restante, a pimenta e envolva 10 seg/vel 3.
12. Envolva a Massa, o preparado e a Mozzarella reservada. Deite num pirex.
13. Polvilhe com o queijo Parmesão e o pão ralado reservados.
Leve ao forno a 200º cerca de 15-20 Minutos.


P.S: Aproveito o que sobra (que é muito) para dividir em porções e congelar, pois é uma comida que depois de descongelada não perde o sabor e continua otima.

Já temos Vencedora, Passatempo de Abertura do Blog

By The Way.... O livro já achou a sua nova dona!!! 

A vencedora do passatempo abertura do Blog é a Bárbara Moura com o nº 77.

A vencedora tem uma semana para me enviar uma mensagem privada com a morada, para proceder ao envio do livro.

Fiquem atentos, pois o próximo passatempo está a chegar!

Partilhem, partilhem!!!



domingo, 7 de dezembro de 2014

Bolo de Chocolate

By The Way... mais uma receita deliciosa... já estão com agua da boca? sim? então aqui vai a receita.




Ingredientes:

7 ovos
2 chávenas almoçadeiras de açúcar
2 chávenas almoçadeiras de farinha
1 chávena almoçadeira de óleo
1 chávena almoçadeira de chocolate em pó
1 chávena almoçadeira de água a ferver
2 colheres de sopa de fermento em pó

Cobertura:

1/5 tablete de chocolate culinária,
1 colher de sobremesa de manteiga,
2 colheres de sobremesa de açucar,
6 colheres de sopa de leite.


Preparação: 
Bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa esponjosa na velocidade 5. (+/- 50/60 segundos)
Juntar o chocolate, óleo, farinha, fermento e por fim a água a ferver (é normal que a massa fique mais líquida que o habitual) e envolva os ingredientes 20 segundos/ velocidade 3
Untar uma forma grande com margarina e com um pouco de farinha e levar ao forno previamente aquecido.
Deixar cozer durante aproximadamente 1 hora (depende dos fornos, ter atenção para que não fique seco).
Retirar do forno assim que estiver no ponto e aguardar um pouco para que seja mais fácil desenformar. A cobertura só deve ser colocada com o bolo frio para que solidifique.

Preparação da cobertura: 
Juntar todos os ingredientes e derreter lentamente em lume brando, assim que os ingredientes estiverem todos bem misturados, verter o preparado no bolo e espalhar uniformemente com ajuda de uma espátula.








P,S: Esta receita não é da minha autoria, encontrei na net e adaptei para a Bimby. Não me lembro onde vi esta receita, no entanto decidi partilha-la na mesma pois é um crime não partilhar esta delicia :)